Falamos, em especial, do final dos anos 80 quando um convite para participação no 6º Workshop Internacional de Redes de Computadores, ocorrido em novembro de 1987, em Princeton, nos EUA iniciou reuniões entre os principais atores no país (UFRJ, PUC-Rio, LNCC, FAPESP, Embratel, CNPQ).

As discussões dessas reuniões resultariam na liberação pela EMBRATEL do acesso internacional para o setor acadêmico em 1988.

Rede Bitnet brasileira

Em maio de 1989, o Brasil tinha três ilhas separadas de acesso BITNET ao exterior, duas na cidade do Rio de Janeiro (LNCC e UFRJ) e uma no estado de São Paulo (FAPESP).

Nesse contexto, surgem as primeiras interações de Tadao Tahakashi para a idealização da RNP como um projeto de pesquisa que seria lançado na Feira SUCESU, em 1989, em São Paulo."

Tadao Takashi,
cientista da computação,
in memorian

Proposta de Tadao Takahashi em nome da RNP, para a Fundação Vitae, de para deficientes visuais, 1991

Tadao Takashi, cientista da computação, in memorian

Durante o evento, jornalistas estrangeiros precisavam enviar relatos sobre a conferência para seus países.

Para enfrentar esse desafio, forma-se uma parceria entre a RNP e o IBASE que se vale da interconexão entre as redes estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo, financiadas respectivamente pela FAPERJ e FAPESP, e destas a novos links internacionais, a 64 kpbs, às vésperas do evento.

Herbert de Souza, o Betinho, e Carlos Afonso do IBASE no Fórum Global 1992.

Fica sabendo, por fim, como era o dia a dia do trabalho dessa época em que as principais ações eram apresentar a Internet a instituições de ensino e pesquisa e promover suas conexões.

Destaque para a participação na Comdex, em agosto de 1996!

veja o email de Tadao de 1996 ”Um rito de passagem da RNP para a fase adulta

Assim foi com o fim do monopólio das telecomunicações em 1995. A internet finalmente virava notícia. Invadia jornais e tvs e se transformava num instrumento da sociedade.

Sob grande demanda da
sociedade, o governo (MCT e MCOM) resolve abrir o mercado. Surgem os primeiros provedores de acesso e a internet comercial.

Ivan Moura Campos

Secretário SEPIN/MCT

Sérgio Motta

Ministro das Comunicações

José Israel Vargas

Ministro MCT

No intuito de apoiar essas empresas, a RNP foi chamada a expandir sua atuação para além da comunidade de ensino e pesquisa. Desse movimento estratégico, surgiu o Centro de Informações da Internet/Br, uma parceria entre a RNP e o Alternex (IBASE).

Abrem-se os caminhos para o Programa Interministerial da RNP (o PRORNP), em 1999, e a institucionalização da RNP como uma Organização Social (OS) em 2002.

Confira algumas fotos dos eventos do 1o WRNP 1999, em Curitiba, e do 2o WRNP 2000, em MG, que marcam a institucionalização da RNP.

Neste período, entre 1995 e 2000, uma poderosa inspiração traz um novo papel estratégico para as redes acadêmicas na sociedade: a espiral meira-campos.


Internacionalmente conhecida, a espiral contribuiu como subsídio para a tomada de decisão governamental sobre a continuidade da RNP.